FESTIVAL “CIRCUITO DE PARQUES” ACONTECE NO DOMINGO, 08 DE OUTUBRO

02/10/2017


#OcupeOParque – Levar cultura para perto da natureza e levar a população para dentro dos parques de BH. Este é um dos principais motivadores que levaram à criação do Festival Circuito de Parques – Música, Bike & Meio Ambiente. O projeto, que está em sua terceira edição, teve início em setembro e tem mais duas datas marcadas: 08 de outubro e 21 de janeiro. No domingo, 08 de outubro, o projeto traz intensa programação artística, com a presença das sambistas Dona Jandira e Marina Gomes, a cantora Nathy Fonseca, e a cantora infantil Ana Cristina e os grupos Coração Palpita e Tremelengue. O evento será no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis, a partir das 9h, com entrada gratuita.

O Festival "Circuito de Parques – Música, Bike & Meio Ambiente” é um evento Carbon Free, que usa o conceito de compensação de carbono, controlando para que as emissões de gás carbônico decorrentes dos eventos sejam equilibradas por meio do plantio de árvores nativas na Amazônia e na Serra da Cantareira. Além de incentivar o cuidado com o meio ambiente, o circuito traz uma intensa programação cultural. Atividades infantis com mágicos, palhaços e oficinas circenses, oficinas de musicalização e literatura, contação de história, palestras, rodas de conversa e espetáculos musicais.

ATRAÇÕES MUSICAIS

Ana Cristina, cantora e compositora mineira, criadora da Caravana Poética e do Circuito Infância, apresenta suas histórias cantadas do áudio-livro “Histórias Cantadas da Arca de Noé”. Ao seu lado, o instrumentista Cláudio Moraleida e uma série de personagens cheios de cores e sons, para darem o toque especial ao espetáculo. O enredo costura as canções de Vinicius de Moraes em histórias onde o público se envolve e participa.

Dona Jandira tem uma voz singular e potente, e esse timbre forte e melódico são suas características principais. Somente aos 66 anos iniciou a carreira artística. Hoje, doze anos depois, possui um extenso currículo, que inclui turnê pela Europa e gravação com Luiz Melodia.  Lançou seu primeiro CD e DVD, interpretando clássicos de artistas como Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Ataulfo Alves. Suas referências musicais são as divas negras do World Music, como: Césaria Évora, Sarah Vaughan e Omara Portuondo.

Marina Gomes passeia pelo universo do samba brasileiro; samba de quadra, partido alto e samba canção; entrelaçados aos afoxés, samba de roda. A cantora é uma das representantes do samba mineiro e traz consigo o terreno pouco explorado dessa cena musical, investindo em canções inéditas de jovens compositores, ou pouco conhecidos. A cantora lançou em 2015 seu primeiro disco “O Samba é Meu Guia”, disponível para download gratuito em seu site.

O grupo Tremelengue chega com o espetáculo “Ciranda da Trança” e propõe um resgate de brincadeiras em grupo e roda, como danças folclóricas, trava-línguas e parlendas. Em cena, músicos que interpretam diferentes personagens e histórias, auxiliados por objetos de palco, cenário e brincadeiras, levando o público a se envolver com diferentes gêneros musicais e a se despertar para a consciência ecológica e atenção ao meio ambiente.

O Coração Palpita também estará no festival Circuito de Parques com um show incrível para a garotada. Coração Palpita é um grupo mineiro de música para crianças com dois CDs autorais em seu repertório. O grupo tem como base a criação de conteúdos que valorizem a essência positiva e alegre das crianças. Abordando temas que inspiram a criação de hábitos saudáveis e que estimulam uma cultura “do bem”, amorosa, empática e pacífica. Formado pela dupla de artistas, Guto Passarinho e Marina Flor, seu repertório viaja em um mundo de caras e bocas divertidas, heróis com poderes inusitados e até mesmo uma música em homenagem a “cosquinha”.

A cantora, atriz e produtora Nathy Fonseca completa a programação musical do Festival com um repertório que mostra toda sua brasilidade, de maneira irreverente, em canções de grandes nomes da nossa MPB. O gosto pela música e pelo canto vem desde pequena, coisa que ela levou para o palco do teatro sempre que teve oportunidade, participando de diversos espetáculos musicais.

SOBRE O CIRCUITO

Esta edição do Festival Circuito de Parques terá três etapas. No dia 10 de setembro aconteceu a primeira no Parque Marcos Mazzoni. Agora, no domingo, 08 de outubro, será a vez do Parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis, receber o evento e, no dia 21 de Janeiro, o festival sai de BH e acontece no Parque da Gruta Peter Lund em Cordisburgo. O evento tem como foco principal promover uma política de ocupação cultural dos parques públicos e difundir e desenvolver o potencial artístico cultural de Minas Gerais. O festival também incentiva a preservação do meio ambiente e a mobilidade urbana por meio do uso de veículos não poluentes, pois os locais escolhidos contam com bicicletário.

O Circuito de Parques este ano conta com a parceria do Festival Orquestrando, que cuida de boa parte da programação infantil.  O evento dispõe de toda a infraestrutura para que pais e crianças tenham total conforto e tranquilidade, com praça de alimentação, seguranças, fraldário e primeiros-socorros e um trenzinho que funcionará de 9:30 às 12:30h, circulando pela Av. Prof. Mário Werneck, levando o público para o Parque.

“Belo Horizonte tem 74 parques, mas são poucas as pessoas que sabem onde e quando visitá-los. Alguns parques contam com nascentes, lagos, área de preservação e também ótimos espaços de convivência para picnics, brincadeiras e atividades esportivas. É muito importante levar a população para conhecer, ocupar e preservar estes espaços públicos”, conta Eugênio de Castro, músico e produtor cultural, idealizador do projeto, que é realizado pela QUAE – Agência de Música, tem patrocínio da Claro e recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

 

PROGRAMAÇÃO

- 8:30 às 10h - Abertura com palhaços e pernas de pau - Entrada do parque

- 9h às 18h - Circo Ambiental - Oficinas ambientais; Contação de história;  malabares; intervenções de boneco (Quati); teatro Infantil; slack-line – Loninha perto da Ponte do Riacho

- 9h às 13h30 – Oficinas de musicalização infantil – Ao lado direito da Lona de Circo

- 9h às 15h – “Trupe dos instantes” palhaços, mágicos e malabares - Diversas áreas

- 9h às 9h40 – Alongamento e oficina de danças urbanas – Área externa

- 9h às 9h20h – Momento Saúde Imunizar Vacinas – Palco

- 9h30 às 12h30 – Trenzinho circulará pelo bairro levando as crianças para o parque

- 9h30 às 12h30 - Projeto Bem Estar - práticas mindfulness e o mindful eating – Depois da Ponte do Riacho (Fundo)

- 9h30 às 10h20h – Espetáculo “Palhaço Bambulino, Enverga mas não Quebra” - Palco

- 10h20 às 11h10 – Rosana Mont’Alverne conta a história do livro “O ovo amarelinho da galinha do vizinho” e “Meu pai é uma figura”. A autora vai falar também sobre o processo de criação da obra “Todas as cores de Malu” – Palco

- 10h às 15h - Oficina Pequenos Menestreis

- 10h às 14h - Brincadeiras de Antigamente – Parquinho da Árvore

- 11h10 às 11h30 – Bingo Letrado Coleguium - Palco

- 11h às 11h30 – Teatro de Fantoches - Tenda Circo Ambiental

- 11h30 às 12h30 – Show Ana Cristina – Histórias da Arca – Palco

- 12h30 às 14h – Marina Gomes e Dona Jandira – Roda de Samba - Palco

- 14h às 18h – Brincadeiras de Arco e Flecha – Fundo depois da Ponte

- 14h às 14h30 – Espetáculo de Dança Cia de Dança Núcleo Buritis – Área Externa

- 14h às 14h45 – Grupo Tremelengue – Palco

- 15h às 16h - Show Grupo Coração Palpita – Palco

- 16h às 17h – Nath Fonseca – Palco

- 9h às 18h – DJ Vini - Palco

- 9h às 18h - Foodbikes diversos - Pça de Alimentação

 

SERVIÇO – CIRCUITO DE PARQUES

Local: Parque Aggeo Pio Sobrinho (Av. Mario Werneck, 2691, Buritis)

Data: domingo, 08 de outubro

Horário: De 9h às 18hs

Entrada Gratuita