Imagem da divisa entre Cidade Jardim e Gutierrez
Foto antiga mostra primeiras obras na região
13/03/2018


A fotografia da década de 1960 mostra a Avenida Raja Gabaglia, bem nas proximidades com o cruzamento com a Avenida do Contorno, na divisa entre os bairros Cidade Jardim e Gutierrez, onde hoje fica uma trincheira que torna o cenário bem diferente do da época. Ao fundo, casas populares. Muita terra, pouco movimento de carros e os barrancos ainda em fases iniciais para serem posteriormente “trabalhados”.

A foto registra o famoso “Nova BH-66”, projeto de intensificação de obras de canalização e asfaltamento que ocorreu no mandato do Prefeito Oswaldo Pieruccetti (1965-1967 e, posteriormente, 1971-1975).

O projeto

O projeto “Nova BH-66” foi uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a Escola de Arquitetura da UFMG e marcou o auge do processo em que o asfalto e o carro se transformaram em protagonistas das políticas urbanas de Belo Horizonte.

O projeto consistia em inúmeras obras por toda a cidade para atualizar sua infraestrutura, já que a capital mineira se encontrava em péssimas condições, com buracos nas vias públicas, iluminação insuficiente ou inexistente, além do velho problema da falta de água.

No entanto, os principais focos eram a canalização dos córregos na região central, a ampliação do asfalto nas ruas, a criação de novas avenidas para melhorar o fluxo do trânsito e a substituição gradativa dos bondes e dos trólebus pelos ônibus movidos a diesel.

O projeto foi financiado pelo Governo Federal e por empréstimos junto a bancos. O período era marcado pelo início da Ditadura Militar no Brasil, que ocorreu entre 1964 e 1985.

Para enviar fotos, mande seu nome completo, data, origem da imagem e local para redacao@jornaldogutierrez.com.br ou, pelo nosso Facebook Jornal do Gutierrez ou Instagram @jornalgutierrez.