(31) 9 9769-1491
publicidade@jornaldogutierrez.com.br

NOME DA EMPRESA

Adaptação escolar: chegou a hora da volta às aulas

Pedagoga esclarece dúvidas e sugere o que pais devem fazer neste momento especial

Por: Jornal Gutierrez No dia: Em: Geral

Iniciamos mais um ano letivo e, com isso, é chegada a tão temida adaptação das crianças no ambiente escolar da educação infantil. A adaptação é um processo pelo qual a criança passa ao ingressar pela primeira vez na escola ou ao retornar, dependendo de alguns casos. Algumas apresentam mais dificuldades, outras menos e junto a isso, muitas famílias também sofrem.

O choro é um dos sinais mais comuns, as mãos agarradas nas pernas dos pais, o uso do bico ou de um objeto de apego. O fundamental é termos a segurança de que vai passar e respeitar o tempo da criança.

Lembre-se: todo processo tem início, meio e fim. E neste caso, a adaptação será vencida quando a criança adquirir confiança em despedir dos responsáveis e permanecer na escola com tranquilidade. Os avanços serão percebidos gradativamente.

Para isso, os pais têm que demonstrar confiança nessa escolha, transmitir segurança a seu (ua) filho (a) e jamais mentir. Se falar que vai ao banheiro, volte! Nunca minta para a criança e vá embora, pois neste momento a confiança pode ser quebrada.

Premiações também devem ser evitadas nesse período, pois pode piorar o processo, uma vez que a criança irá entender que se não chorar na escola, ela ganha algum prêmio dos pais. Será que ela realmente não vai chorar por já estar adaptada? E o dia em que ela não ganhar o prêmio? Vale a reflexão.

No mais, é tratar a adaptação com naturalidade, na certeza de que um dia sua criança vai dar tchau tranquilamente ao entrar na escola, sabendo que você volta para buscá-la.

*Clarissa Gontijo

Professora da Educação Infantil e de Acompanhamento Escolar

Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Infância e pós-graduanda em Alfabetização e Letramento

Contato: (31)99714-1635

Deixe seu comentário aqui: